Como lidar com Alunos Desmotivados
Os diversos obstáculos enfrentados pelos docentes podem ser resumidos a esse problema. Afinal, como ensinar quem não está nem mesmo disposto a aprender? O professor acaba assumindo uma postura autoritária e os alunos tornam-se cada vez mais passivos, alguns dispersos, outros apáticos.
Afinal, como despertar nos alunos o gosto pelo aprendizado?
Pensando a Solução
A desmotivação dos alunos é explicada pela sensação de que não produzem durante as aulas. É preciso utilizar uma didática que os tire da passividade, ensinando-os, por exemplo, a estudar os conteúdos curriculares. Ao assumir o pólo ativo das aulas, os alunos percebem o professor como um orientador e adquirem foco.
É preciso, então:
Desenvolver nos alunos, através dos conteúdos, habilidades.
Ensinar método de estudo, para que se sintam atores no processo de aprendizado.
Estimular situações de trocas entre os alunos.
Quero fazer a diferença!
Essa mudança pode começar imediatamente, em sua próxima aula! Para isso, é preciso mudar e oferecer aulas no modelo de Oficina de Estudo. Tal didática, simples e intuitiva, permite aulas mais leves e dinâmicas, além de possibilitar novas formas de avaliar o desempenho dos alunos.
Produtos que ajudam a superar o desafio:
A Nova Sala de Aula
Através de um texto vinculado ao cotidiano das escolas, lança uma crítica ácida ao modelo expositivo de aulas e propõe, de forma clara e objetiva, um modelo alternativo: as Oficinas de Estudo.
A Formação do Hábito de Estudo
Teoria e Prática
Estudar de forma regular: esse é o maior desafio para nos adaptarmos às mudanças constantes do século XXI. Neste livro, o Prof. Fábio Mendes expõe a teoria e a prática sobre como adquirir Hábito de Estudo.